A Terapia de casal e/ou família é um procedimento de apoio profissional que visa melhorar o relacionamento entre o casal, dos pais com os filhos, dos filhos com os pais e entre os irmãos.
O processo terapêutico foca tanto na manutenção do bom nível de convivência como no resgate de relações saudáveis diante de uma situação de crise mais grave.
A terapia de casal e/ou família requer tempo e dedicação para as estratégias propostas poderem apresentar resultados.
Ao longo do processo terapêutico os vínculos se fortalecem e a comunicação passa a fluir de maneira mais tranquila e eficaz.
O objetivo da Terapia de Casal e/ou Família não é focar nos conflitos, ou dificuldades, mas encontrar alternativas para que se estabeleça uma convivência saudável para todos.
Ela é um recurso valioso para se alcançar uma melhora na comunicação, a superação de conflitos e o fortalecimento dos vínculos.
Na Terapia de casal e/ou família não são abordadas as questões intrapsíquicas que devem ser tratadas individualmente, mas os aspectos relacionais que podem originar conflitos.
Tais aspectos podem se relacionar com a necessidade de melhora da comunicação, a percepção das diferenças de personalidade ou ainda a fase da vida em que se encontram os envolvidos.
O terapeuta de casal deve ser alguém capacitado e experiente para o casal poder se sentir seguro ao longo do processo.
Sua função é tratar das relações e dos mecanismos que podem estar dificultando de relacionamento.
Ele acompanha e sugere estratégias e técnicas que permitam o desenvolvimento saudável da vida do casal e da família.