A preparação para a vida a dois constitui-se numa fase determinante para o bem-estar do futuro casal.
A união de duas pessoas costuma ser tratada de uma maneira romântica que por vezes mascara os desafios que comportam o início de um relacionamento de casal.
Ainda que a comunicação aberta e honesta seja um desejo natural na vida de um casal, isso não surge naturalmente, mas exige cuidado e atenção.
A comunicação é uma vida de mão dupla que pressupõe disposição para escutar o outro em seus sentimentos e habilidade para expressar os próprios sentimentos para o outro.
Respeito e empatia
O respeito e a empatia são valores fundamentais para a construção de uma relação de casal saudável. O respeito parte da aceitação de outro e de si mesmo com virtudes e fragilidades. Entender o ponto de vista e os sentimentos do parceiro ou da parceira é fundamental para o crescimento de ambos e para se criar um ambiente de confiança na relação.
A resolução de conflitos é uma habilidade fundamental num relacionamento, porém, é algo a ser construído pelo casal. Aprender a lidar com as diferenças evita que pequenas discussões se transformem em grandes brigas.
Encontrar soluções juntos muitas vezes exige a capacidade de ceder.
A intimidade e o companheirismo são os pilares de uma relação a dois produtiva e benéfica ao casal.
A intimidade bem vivida evita o fusiona mento que provoca danos às individualidades.
A intimidade vivida de forma madura promove o companheirismo e a segurança fundamentais para o desenvolvimento pessoal e da relação.
Um planejamento inicial e flexível revela-se uma ferramenta eficaz nos aspectos financeiro e de administração de tarefas domésticas.
Com transparência e equilíbrio procure-se identificar habilidades e preferências de cada um para evitar conflitos futuros.