O casal e a sexualidade

A sexualidade é um dos aspectos fundamentais da vida de um casal.

O relacionamento sexual

O relacionamento sexual é um dos principais fatores que distingue a via conjugal de outros tipos de relacionamento.

Apesar de sua importância para a vida de um casal, a sexualidade segue cercada de mitos e tabus e, por vezes, não é um tema tratado com a devida profundidade entre os casais.
Respeito
O respeito é o fundamento de toda vivência sexual de um casal.

Por meio dele será possível construir uma relação baseada na confiança, na segurança e na entrega.

O respeito é a condição necessária para os parceiros poderem descobrir juntos o que os agrada e construir seu bem-estar na vida sexual.

Intimidade emocional do casal


A intimidade sexual está relacionada à intimidade emocional e afetiva.

A intimidade física é favorecida pela intimidade no relacionamento com elementos de carinho, atenção, presença, elogios, abraços, beijos e cuidado.
Neste sentido, a vida sexual se insere no contexto mais amplo da relação entre os parceiros.


Mitos


A sexualidade é cercada de mitos que se transformam em crenças que podem, muitas vezes, inibir ou frustrar a vida de intimidade física de um casal.

A aceitação desses mitos cria expectativas e, por vezes, molda padrões que se impõem ao casal, dificultando as descobertas que o próprio casal pode fazer em relação a sua vida sexual, gerando, por vezes, frustrações e conflitos.

Saúde do casal


O bom desempenho na vida sexual de um casal depende também de seu estado de saúde.

Uma rotina com hábitos voltados para uma vida saudável gera a disposição necessária para uma intimidade física mais prazerosa.

Da mesma forma, o acompanhamento clínico periódico por meio de exames e consultas médicas favorecem a harmonia da relação conjugal.