A saída dos filhos leva o casal à condição em que o casamento se iniciou.
A disposição para viver este novo momento após a saída dos filhos de casa e seguir em frente está diretamente relacionada ao cuidado dispensado à relação do casal no período em que foram também desafiados na tarefa de progenitores.
A expressão “ninho vazio” comporta um certo grau de tristeza, ansiedade e, porque não dizer, luto.
Por outro lado, esta fase comporta inúmeras oportunidades para o casal poder avançar em sua relação conjugal e em outros setores da vida.
Sem o compromisso e a responsabilidade pela educação dos filhos, há mais tempo para a retomada de projetos adiados ou mesmo iniciar algo totalmente novo.
A saída dos filhos propicia também poder passar mais tempo com o cônjuge.
Essa situação favorece para que o casal se conecte cada vez mais por meio de programas a dois, viagens e atividades para estar juntos e continuar crescendo como casal.
O relacionamento com filhos adultos é uma grande oportunidade para a ampliação de horizontes e aprofundar relações que por vezes não tenha sido possível no período da adolescência ou juventude.
O mesmo se pode perceber na relação com os próprios pais, já mais idosos e necessitados de maiores cuidados.
A entrada de novos membros no círculo familiar em função dos relacionamentos dos filhos e, em especial, a chegada dos netos também marcam essa nova fase.
Isso tudo cria inúmeras oportunidades de convivência e o desenvolvimento de novos tipos de relações cercadas de felicidade e realização.